A mucosectomia é uma técnica endoscópica que permite a remoção de lesões gastrointestinais presentes nas camadas superficiais da parede do tubo digestivo (camada mucosa e parte da submucosa). Principalmente em lesões até 15-20mm, esta técnica permite a remoção completa, em segurança e em bloco (num só fragmento), evitando-se o recurso a cirurgia nestes casos. O procedimento é curativo quando são satisfeitos dois critérios:
- a lesão é superficial, ou seja, limitado à camada mucosa e parte da submucosa
- as margens de ressecção estão livres de tumor
- a análise da lesão revela que esta é uma neoplasia bem diferenciada
Para lesões maiores ou mais profundas pode-se usar uma outra técnica chamada remoção endoscópica por dissecção da submucosa.
Apesar de também permitir a remoção de pólipos do tubo digestivo, a mucosectomia apresenta algumas diferenças relativamente à polipectomia. O plano de ressecção da mucosectomia é mais profundo do que o de polipectomia e a área ressecada é mais extensa. Enquanto que pólipos são facilmente removidos pela aplicação simples de uma ansa diatérmica standard, muitas lesões neoplásicas requerem acessórios e técnicas especiais para conseguir um plano mais profundo e uma ressecção suficientemente larga.