Regulamento

  1. A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva Endoscopia Digestiva::Procedimento que consiste na utilização de tubos flexíveis, com pontas manobráveis pelo executante, conhecidos como endoscópios, que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão pretende congregar os interesses de todos os médicos que praticam Endoscopia Digestiva Endoscopia Digestiva::Procedimento que consiste na utilização de tubos flexíveis, com pontas manobráveis pelo executante, conhecidos como endoscópios, que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão no nosso país, contribuindo para a sua formação e para a melhoria dos parâmetros de qualidade.
  2. Desta forma, a partilha de conhecimentos através da publicação científica de casos clínicos revela-se fundamental.
  3. Pretende-se divulgar casos que, pelo seu interesse endoscópico, possam contribuir para a formação científica dos nossos sócios e dos médicos em geral.
  4. Os casos devem ser submetidos em formulário disponibilizado no site www.sped.pt.
  5. No mesmo consta o nome do proponente, o título do caso, o nome dos autores, a(s) instituição(ões) a que pertencem, o resumo, uma breve descrição do caso e os comentários/conclusões (máximo de 1000 palavras, no total) e a respetiva iconografia.
  6. O caso pode ser escrito em português ou inglês.
  7. As fotografias endoscópicas/vídeos deverão ter uma qualidade suficiente para permitir a sua interpretação nítida; caso haja algumas dificuldades no upload das imagens poderão as mesmas ser encaminhadas diretamente para o secretariado da SPED.
  8. Após a submissão o caso clínico será objeto de revisão por uma comissão editorial a designar pela direção.
  9. Se o trabalho proposto for aceite para publicação será solicitado ao(s) autor(es) uma declaração de originalidade e de cedência dos direitos de publicação a favor da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva. Endoscopia Digestiva::Procedimento que consiste na utilização de tubos flexíveis, com pontas manobráveis pelo executante, conhecidos como endoscópios, que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão
  10. O(s) autor(es) receberão, para fins curriculares, um documento escrito da sociedade confirmando a publicação do caso clínico.