Apresentação da Técnica

As varizes esofágicas são veias anómalas e dilatadas que se formam no Esófago, Esófago::Órgão que faz a ligação da boca e faringe ao estômago. geralmente na sua metade inferior, e que são uma consequência possível das doenças crónicas do fígado. Estas varizes apresentam um risco elevado de hemorragia e, portanto, existem alguns tratamentos que permitem prevenir este acontecimento, sendo a Laqueação Elástica de Varizes Esofágicas um deles. 

Este procedimento terapêutico é realizado através de Endoscopia Digestiva Endoscopia Digestiva::Procedimento que consiste na utilização de tubos flexíveis, com pontas manobráveis pelo executante, conhecidos como endoscópios, que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão alta. Após a identificação das varizes e determinada a indicação para o tratamento, é colocado na ponta do Endoscópio Endoscópio::Instrumento médico, que consiste num tubo, geralmente fino e flexível, com sistema de iluminação e uma câmara na extremidade, permitindo observar o interior de uma cavidade corporal. um dispositivo especial. Este permite aspirar as varizes individualmente e depois aplicar um anel elástico na sua base. Este anel vai impedir a circulação de sangue na variz, acabando esta por ficar obliterada ao fim de alguns dias e impedindo assim que volte a sangrar. 

Para além do aspecto preventivo, a laqueação elástica de varizes esofágicas pode também ser realizada em casos de hemorragia digestiva alta ativa com sede numa variz esofágica, funcionando assim como tratamento eficaz desta complicação.