Apresentação da Técnica

A Dilatação Dilatação::Expansão de um órgão ou vaso. endoscópica, como o nome indica, tem como objetivo dilatar segmentos do tubo digestivo que tenham o seu calibre reduzido (denominadas estenoses). Esta diminuição do calibre habitual pode resultar de alterações do desenvolvimento do indivíduo (causas congénitas), de doenças naturais (neoplásicas e não-neoplásicas) ou devido a intervenções médicas (causas iatrogénicas).
 
A abordagem endoscópica depende, necessariamente, da localização do “aperto” ou Estenose, Estenose::Estreitamento anormal de um órgão tubular. podendo optar-se, por exemplo, por uma Endoscopia Digestiva Endoscopia Digestiva::Procedimento que consiste na utilização de tubos flexíveis, com pontas manobráveis pelo executante, conhecidos como endoscópios, que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão Alta no caso de estenoses do Esófago, Esófago::Órgão que faz a ligação da boca e faringe ao estômago. ou uma Colonoscopia Colonoscopia::Exame completo do Cólon Cólon::Intestino grosso. com Colonoscópio. Colonoscópio::Instrumento flexível, tubular e com iluminação própria que permite examinar todo o interior do intestino grosso. Permite, igualmente, a recolha de pequenos fragmentos da mucosa (biopsias) para estudo microscópico. Proporciona um diagnóstico preciso da maioria das doenças que afectam o Cólon. Cólon::Intestino grosso. Permite, ainda, a realização de tratamentos, como seja a remoção de Pólipos Pólipos::Estrutura/Crescimento anormal que se desenvolve a partir do revestimento interno do tubo digestivo, fazendo saliência para o seu lúmen. Podem ocorrer em qualquer segmento mas são mais comuns no intestino grosso. (polipectomia). quando estamos perante uma Estenose Estenose::Estreitamento anormal de um órgão tubular. do Cólon. Cólon::Intestino grosso. Atualmente é também possível tratar estenoses em locais de acesso endoscópico mais difícil recorrendo a técnicas e acessórios especiais, como é o caso da Enteroscopia Enteroscopia::Observação do interior do Intestino Delgado Intestino Delgado::Segmento do tubo digestivo localizado entre o estômago e o intestino grosso. com recurso a um endoscópio. para as estenoses do Intestino Delgado Intestino Delgado::Segmento do tubo digestivo localizado entre o estômago e o intestino grosso. e da CPRE para as estenoses das vias biliares.
 
A Dilatação Dilatação::Expansão de um órgão ou vaso. propriamente dita é conseguida através da introdução de um pequeno balão ou de um dilatador rígido após colocação de um fio-guia através do Endoscópio. Endoscópio::Instrumento médico, que consiste num tubo, geralmente fino e flexível, com sistema de iluminação e uma câmara na extremidade, permitindo observar o interior de uma cavidade corporal.