Visualização por enteroscopia de mono-balão de estômago excluído após bypass gástrico em Y de Roux

Fernandes C, Pinho R, Rodrigues A, Ribeiro I, Silva J, Ponte A, Carvalho J

Serviço de Gastrenterologia Gastrenterologia::Área da Medicina que se preocupa com a estrutura, a função e os distúrbios do sistema digestivo. do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia

Resumo:

O bypass gástrico em Y de Roux é uma opção válida no tratamento da obesidade mórbida. No entanto, após o procedimento a cavidade gástrica torna-se inacessível à Endoscopia Digestiva Endoscopia Digestiva::Procedimento que consiste na utilização de tubos flexíveis, com pontas manobráveis pelo executante, conhecidos como endoscópios, que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão alta. Neste contexto, para avaliação da cavidade gástrica excluída a Enteroscopia Enteroscopia::Observação do interior do Intestino Delgado Intestino Delgado::Segmento do tubo digestivo localizado entre o estômago e o intestino grosso. com recurso a um endoscópio. assistida por dispositivo assume-se como gold-standard. 

Os autores expõem um vídeo que demonstra a visualização de estômago excluído após bypass gástrico em Y de Roux por Enteroscopia Enteroscopia::Observação do interior do Intestino Delgado Intestino Delgado::Segmento do tubo digestivo localizado entre o estômago e o intestino grosso. com recurso a um endoscópio. de mono-balão.

Caso Clínico:

Os autores relatam um caso de uma mulher, 66 anos, submetida a bypass gástrico em Y de Roux por obesidade mórbida há cerca de 9 anos. Recentemente iniciou quadro de Anemia Anemia::Situações em que o sangue se encontra deficitário de glóbulos vermelhos ou hemoglobina. Pode ser causada, entre outras causas, pela perda de sangue devida a doenças do Cólon Cólon::Intestino grosso. (por exemplo, Pólipos Pólipos::Estrutura/Crescimento anormal que se desenvolve a partir do revestimento interno do tubo digestivo, fazendo saliência para o seu lúmen. Podem ocorrer em qualquer segmento mas são mais comuns no intestino grosso. ou cancro). ferropénica, sem perdas gastrointestinais evidentes. Realizou Colonoscopia Colonoscopia::Exame completo do Cólon Cólon::Intestino grosso. com Colonoscópio. Colonoscópio::Instrumento flexível, tubular e com iluminação própria que permite examinar todo o interior do intestino grosso. Permite, igualmente, a recolha de pequenos fragmentos da mucosa (biopsias) para estudo microscópico. Proporciona um diagnóstico preciso da maioria das doenças que afectam o Cólon. Cólon::Intestino grosso. Permite, ainda, a realização de tratamentos, como seja a remoção de Pólipos Pólipos::Estrutura/Crescimento anormal que se desenvolve a partir do revestimento interno do tubo digestivo, fazendo saliência para o seu lúmen. Podem ocorrer em qualquer segmento mas são mais comuns no intestino grosso. (polipectomia). total e Enteroscopia Enteroscopia::Observação do interior do Intestino Delgado Intestino Delgado::Segmento do tubo digestivo localizado entre o estômago e o intestino grosso. com recurso a um endoscópio. por cápsula que não revelaram alterações relevantes.

Com o intuito de avaliar a ansa aferente e a cavidade gástrica excluída, realizou-se uma Enteroscopia Enteroscopia::Observação do interior do Intestino Delgado Intestino Delgado::Segmento do tubo digestivo localizado entre o estômago e o intestino grosso. com recurso a um endoscópio. de mono-balão. O exame não revelou alterações relevantes na ansa aferente e observou-se apenas hiperemia difusa na cavidade gástrica excluída. 

Posteriormente verificou-se normalização dos valores de hemoglobina e da cinética do ferro após terapêutica com ferro oral.

Comentários/Conclusões:

O bypass gástrico em Y de Roux é uma opção válida no tratamento da obesidade mórbida. Após este procedimento a cavidade gástrica torna-se inacessível à Endoscopia Digestiva Endoscopia Digestiva::Procedimento que consiste na utilização de tubos flexíveis, com pontas manobráveis pelo executante, conhecidos como endoscópios, que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão alta. Neste contexto, para avaliação e vigilância da cavidade gástrica excluída a Enteroscopia Enteroscopia::Observação do interior do Intestino Delgado Intestino Delgado::Segmento do tubo digestivo localizado entre o estômago e o intestino grosso. com recurso a um endoscópio. assistida por dispositivo assume-se como gold-standard.

Os autores expõem o vídeo relativo à Enteroscopia Enteroscopia::Observação do interior do Intestino Delgado Intestino Delgado::Segmento do tubo digestivo localizado entre o estômago e o intestino grosso. com recurso a um endoscópio. de mono-balão. Este vídeo tem como principal objetivo evidenciar as alterações anatómicas e o aspeto endoscópico do estômago excluído após bypass gástrico em Y-Roux.

{videos}

  • videos/estomago_excluido.mp4

{/videos}